Saturday, January 21, 2012

Bíblia Sagrada Ave Maria Edição de Estudo






By Leonardo Barroso
Foi lançado em 2011 a 1ª Edição da Bíblia Ave Maria-Edição de Estudo. Este é o primeiro esforço da equipe que publica a mais vendida Bíblia Católica do Brasil, de entrar no segmento de católicos que estudam a Bíblia. O Texto básico é o mesmo de 1957 feito na versão dos Monges Beneditinos de Maredsous(Bélgica), mas houve revisão e atualização do texto e das introduções. Novas notas feitas pela Pastoral Bible Foundation-Quezon City, Filipinas e Ediciones Mensarejo, S.A.V.-Bilbao, Espanha. 
Ainda não chega ao nível das três principais Bìblias Católicas de Estudo (TEB,Jerusalem,Peregrino), mas temos  que louvar esta iniciativa e a preocupação que tiveram, ao perceber nossa grande carência no estudo biblico. Ainda tem muito para aprimorar na parte exegeta.
E dou parabens por este lançamento biblico, que é inclusive muito bem encardenado e uma belíssima capa baseada na edição de 50 anos da Bíblia Ave Maria.

ISBN: 978-85-276-1302-6
Editora: Editora Ave-Maria
Ano: 2011
Edição: 1ª
Formato: 16x23 cm
Peso: 1,224 kg
Páginas: 2160

6 comments:

  1. Olá Leonardo. Faz algum tempo que venho estudando as chamadas "Bíblias de Estudo" (Católicas). O que percebo é que infelizmente ainda falta muito para que tenhamos uma bíblia que combine o texto excelente em termos de tradução, com as Notas e principalmente com o material utilizado na confecção. Bem, vejamos: A Bíblia de Jerusalém, que a meu ver é a melhor bíblia em língua portuguesa da atualidade está sendo confeccionada pelo pessoal da Paulus Editora, entretanto, eu mesmo já lhes enviei uma resenha sobre o fato lamentável de editarem uma bíblia mundialmente conhecida pela sua excelente tradução e notas de rodapé, e que no caso da edição brasileira, o material é deficiente, o texto é excessivamente "apertado" na folha, o papel é muito fino (de manuseio delicado) e a tipografia não é das melhores já que não favorece a rápida consulta, pois é visualmente ruim você encontrar onde está a indicação no texto sagrado relativo a uma determinada nota que você acabou de ler. Uma pena... Seria bem melhor se ao menos a manufaturassem no formato 16x23 cm e em papel de cor branca! Infelizmente desconheço a "Bíblia do Peregrino" (por enquanto), entretanto, vejo muitas referências a essa bíblia em termos de "quantidade de notas de rodapé". Afirmam que o valor dela é o mais caro no mercado brasileiro de bíblias católicas, e que sua qualidade (material e impressão) é muito boa. E finalmente... "A Bíblia de Estudos Ave-Maria". Esta está na minha lista de aquisições, pois percebi que a tipografia é incomparavelmente melhor que a utilizada na Bíblia de Jerusalém, que o acabamento está realmente muito bom, o que eu faria de observação e que torço para que logo logo a editora aperfeiçoe as Notas e citações, bem como coisas do tipo: "mapas, tabelas, gráficos, introduções individuais dos livros, e o mais desafiador de todos os aspectos, ou seja, que a relação entre o texto Sagrado e a doutrina católica seja finalmente exposta, sem o "medo" de ofender outras denominações". Ou seja, uma bíblia genuinamente voltada para a compreensão da doutrina católica, expondo aspectos como "Maria, o papado, a instituição da igreja, o Domingo (em detrimento do Sábado), os livros e trechos de livros deuterocanônicos, os santos (a canonização), a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério... entre muitos outros aspectos do meio católico. Estou atualmente editando uma Bíblia nesse sentido, porém, é um processo evidentemente lento e estou fazendo tal tarefa sozinho e nas minhas horas vagas (que não são muitas). Um dia exponho o resultado de meu trabalho, sei que será um tanto polêmico, porém, não será meu interesse "polemizar" e sim mostrar ao universo católico que a igreja católica não se trata de um emaranhado de doutrinas pagãs-antibíblicas coisa nenhuma... ! Será uma bíblia o tipo "Católica para o Católico entender o Catolicismo". (Algo como: Pergunte e Responderemos...). Desculpa pela mensagem tão grande... rs... valeu e tudo de bom.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa noite João. Seria possível você entrar em contato comigo? Achei interessante o texto que você expôs acima, principalmente à questão da edição da Bíblia que você está montando. elton_gsilva@outlook.com/skype:elton_gsilva
      OBS: Sou católico.

      Delete
    2. João, esta edição de estudo da Ave Maria é muito boa, porem a tradução dos textos bibilicos são muito fracos. A melhor Bíblia na tradução é a TEB-edição de Estudo. A Bíblia com melhores introduções e notas é a Bíblia do Peregrino.

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. É dito, no meio tradicional, que essa Bíblia de Estudos Ave-Maria tem notas Modernistas, que não estão de acordo com a Doutrina da Igreja. Como a Bíblia Pastoral que tenha influencia da Teologia da Libertação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Realmente a Edição de Estudos da Bíblia Ave Maria tem notas modernistas e com grande influência da Teologia da Libertação.

      Delete