Saturday, January 17, 2015

Dica de Livros - 2015 / O Caminho Aberto Por Jesus

Caminho Aberto por Jesus - Mateus, Marcos, João, Lucas
José Antônio Pagola
Editora Vozes





Este livro é constituído por 42 capítulos que seguem sempre o mesmo modelo. Primeiro apresenta-se um trecho do Evangelho de S. Mateus e a seguir cinco breves comentários com sugestões "para mergulhar no relato de Jesus". Os trechos evangélicos em questão são os das missas dominicais do presente ano litúrgico. O que o autor faz agora em relação a Mateus terá réplicas equivalentes com os evangelistas Marcos, Lucas e João nos próximos anos. José Antonio Pagola deixa bem explícito na Apresentação o que pretende com este livro que teve óptima recepção em Espanha: "Pensei sobretudo nas comunidades cristãs, tão necessitadas de alento e de novo vigor espiritual; tive presente muitos crentes simples em quem Jesus pode acender uma fé nova. Mas quis também oferecer o evangelho de Jesus a quem vive sem caminhos para Deus, perdidos no labirinto duma vida desconjuntada, ou instalados num nível de existência em que é difícil abrir-se para o mistério último da vida. Sei que Jesus pode ser para eles a melhor notícia". O autor reconhece que, "como é vivido por muitos, o cristianismo não suscita «seguidores» de Jesus, mas apenas «adeptos de uma religião»" que podem nunca conhecer a experiência "mais originária e apaixonante", que consiste em "entrar pelo caminho aberto por Jesus". Por que é que tal acontece? Há muitos factores dentro e fora da Igreja que explicam a "mediocridade espiritual", mas, provavelmente, "a causa primeira está na ausência de uma adesão vital a Jesus Cristo". Este livro, pretende, pois, dar a conhecer a "energia dinamizadora que está presente em Jesus". O autor. José António Pagola, padre, foi vigário geral da diocese de San Sebastiám (Espanha). Desde há sete anos que se dedica exclusivamente a investigar e dar a conhecer a pessoa de Jesus, como afirma. Publicou em 2007 "Jesus. Aproximación histórica" (tradução em português pela Gráfica de Coimbra 2, em 2009), livro sobre o qual a Congregação para a Doutrina da Fé abriu recentemente um processo, embora não tenha sido dito ao autor quais são os pontos do seu pensamento sobre Jesus são motivo de questionamento. Em 2008, a Conferência Episcopal Espanhola contestou que Pagola sugeria que "algumas propostas fundamentais da doutrina católica carecem de fundamento histórico em Jesus".

Esta obra reúne alguns dos vários comentários aos textos do evangelho de João e foi escrita com a finalidade de ajudar a entrar pelo caminho aberto por Jesus. O evangelho de João é muito diferente dos outros relatos evangélicos, o enfoque do escrito, o marco da atividade de Jesus, sua linguagem e, sobretudo, seu conteúdo teológico lhe dão um caráter próprio. O evangelho de João ilumina a pessoa de Jesus e sua atuação com uma profundidade nunca antes desenvolvida por nenhum outro evangelista.

Esta obra foi escrita com a finalidade de ajudar a entrar pelo caminho aberto por Jesus, centrando a nossa fé no seguimento de sua pessoa. Um livro que nasce da vontade de recuperar a Boa Notícia de Jesus para os homens e mulheres de nosso tempo. O evangelho de Lucas é, sem dúvidas, o primeiro que temos que ler para descobrir com satisfação a Jesus, o Salvador enviado por Deus. Também é o mais acessível para captar a mensagem de Jesus como Boa Notícia de um Deus compassivo, defensor dos pobres, curador dos enfermos e amigo dos pecadores.

Esta obra reúne alguns dos vários comentários aos textos dos quatro evangelhos e foi escrita com a finalidade de ajudar a entrar pelo caminho aberto por Jesus. Com dezesseis capítulos, o Evangelho de Marcos é o mais breve de todos. Talvez por isso tenha ocupado por muito tempo um discreto segundo plano. Hoje, entretanto, adquiriu grande interesse por ser o relato mais antigo sobre Jesus que chegou até nós. Além disso, Mateus e Lucas o assumiram como base de seus respectivos evangelhos.